Comportamento

Taxas de hipoteca nos EUA estão quase aos valores pré-pandemia

Os valores mais altos não desencorajam compradores e as solicitações de hipoteca crescem

Taxas de hipoteca nos EUA estão quase aos valores pré-pandemia
(Foto: Pixabay)
  • Você vai precisar voltar ao início da pandemia da covid-19 para encontrar taxas de hipoteca tão altas quanto as desta semana
  • De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Freddie Mac, a média da taxa fixa subiu pela quarta semana seguida para 3,56% com uma média de 0,7 ponto. Ela era de 3,45% há uma semana e de 2,77% há um ano

Kathy Orton, The Washington Post – Você vai precisar voltar ao início da pandemia da covid-19 para encontrar taxas de hipoteca tão altas quanto as desta semana.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Freddie Mac, a média da taxa fixa subiu pela quarta semana seguida para 3,56% com uma média de 0,7 ponto. (Um ponto é a taxa paga para um credor igual a 1% da quantia emprestada. É um acréscimo à taxa de juros). Ela era de 3,45% há uma semana e de 2,77% há um ano. A média fixa de 30 anos é a mais alta desde março de 2020, quando era de 3,65%.

A Freddie Mac, empresa certificada pelo governo americano a fornecer empréstimos, reúne taxas de cerca de 80 credores em todo o país para calcular as médias nacionais da semana.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A pesquisa tem como base as hipotecas de compra de imóveis residenciais. As taxas de refinanciamento podem ser diferentes. Ela usa taxas para mutuários bem qualificados com pontuação de crédito forte e grandes valores de entrada. Por conta dos critérios, essas taxas não estão disponíveis para todos os tomadores de empréstimos.

A média da taxa fixa de 15 anos subiu para 2,79% com média de 0,6 ponto. Ela era de 2,62% há uma semana e 2,21% há um ano. A média da taxa ajustável de cinco anos aumentou para 2,6%, com média de 0,3 ponto. Ela era de 2,57% há uma semana e de 2,8% há um ano.

“As taxas de hipoteca estão subindo porque o Federal Reserve deve começar a vender sua enorme reserva de títulos lastreados em hipotecas este ano”, disse Holden Lewis, especialista em imóveis e hipotecas da NerdWallet. “Os investidores estão vendendo alguns de seus títulos lastreados em hipotecas agora, enquanto há compradores, antes de o Fed começar seu grande sell-off. As taxas estão subindo porque os investidores estão menos interessados em ser donos de dívidas.”

Os investidores estão vendendo títulos do Tesouro esta semana, levando os rendimentos a máximas em dois anos. Quando os investidores compram um título de 10 anos, eles emprestam dinheiro ao governo por 10 anos. O retorno desse investimento é o rendimento. Quando os rendimentos aumentam consideravelmente, é porque um investidor quer ganhar mais pelo risco que está sendo assumido ao emprestar dinheiro no longo prazo.

Os dados da inflação da semana passada são uma das razões para o sell-off de títulos. Os preços ao consumidor subiram no ritmo mais rápido em dezembro dos últimos 40 anos. Os investidores costumam querer se desfazer dos títulos do Tesouro quando a inflação está subindo porque ela desgasta o valor dos pagamentos fixos dos títulos.

Publicidade

Quando os preços dos títulos caem, os rendimentos aumentam. Os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos subiram para 1,87% na terça-feira, antes de cair para 1,83%, na quarta-feira.

Os rendimentos também estão crescendo por causa do Fed. Na semana passada, durante sua audiência de confirmação no Capitol Hill, o presidente do banco, Jerome H. Powell, sinalizou que o Fed aumentaria as taxas de juros e acabaria gradualmente com o programa de compra de títulos como uma medida para lidar com a inflação.

“Os indicadores econômicos mostraram que o mercado de trabalho continua com limitações, enquanto os preços ao consumidor e ao produtor continuaram a subir em dezembro”, disse Paul Thomas, vice-presidente de mercado de capitais da Zillow. “Esses dados confirmam as expectativas do mercado de que o Federal Reserve começará a se movimentar no início de 2022 para enfrentar a inflação e provavelmente desacelerar a compra de ativos e o escoamento do balanço (…) Na próxima semana, os mercados estarão focados na reunião [do Fed] e na divulgação de dados adicionais sobre o PIB e nas medidas da inflação que poderiam impactar a direção das taxas daqui para frente.”

O Bankrate.com, que publica um índice semanal das tendências das taxas de hipoteca, averiguou que dois terços dos especialistas entrevistados esperam que as taxas subam na próxima semana.

“As taxas de hipoteca estão subindo hoje de modo semelhante ao que vimos no início de 2021”, disse Greg McBride, analista financeiro do Bankrate.com.

Publicidade

“No ano passado, as taxas de hipoteca apresentaram uma baixa para o ano no final de janeiro e uma alta para o ano em meados de março. Nos nove meses e meio seguintes, as taxas se movimentaram em uma faixa bastante estreita. Não projete os aumentos das primeiras três semanas de 2022 nas próximas 49 semanas. À medida que o Fed começar a se tornar mais firme, as taxas de longo prazo serão relaxadas e, se a inflação recuar, isso talvez também aconteça com as taxas de longo prazo.”

Enquanto isso, as taxas de hipoteca mais altas não estão desencorajando os compradores. Impulsionados por um aumento nas solicitações de compra, o total das solicitações de hipoteca foi maior que o de uma semana atrás. O índice composto de mercado – uma medida do volume total de pedidos de empréstimo – aumentou 2,3% em relação à semana anterior, de acordo com os dados da Associação dos Banqueiros Hipotecários (MBA, na sigla em inglês). O índice de compras aumentou 8%. O valor médio do empréstimo para uma solicitação de compra registrou um recorde com US$ 418.500. O índice de refinanciamento caiu 3%. A quota de refinanciamento da atividade hipotecária representou 60,3% das solicitações.

“A demanda dos compradores de imóveis residenciais continua forte neste inverno”, disse Bob Broeksmit, presidente e CEO da MBA. “A extremidade superior do mercado – onde a oferta é menos limitada – está alimentando o crescimento da atividade de compra e dos valores dos empréstimos. O mercado de refinanciamento, por outro lado, continua a desacelerar. As solicitações estavam 49% abaixo de onde estavam há um ano e no nível mais baixo em mais de dois anos.” // Tradução de Romina Cácia

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos