Últimas notícias

XP Investimentos eleva projeção de crescimento do PIB para 2,2%

De acordo com a XP, o enfraquecimento da atividade no segundo semestre deste ano deverá ser mais suave

XP Investimentos eleva projeção de crescimento do PIB para 2,2%
Foto: Pixabay

Por Guilherme Bianchini – A XP Investimentos elevou de 1,6% para 2,2% a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. A corretora atribui a revisão à retomada mais forte do mercado de trabalho e aos estímulos fiscais adicionais no curto prazo, que também levaram a estimativa para a expansão do segundo trimestre a subir de 0,6% para 0,8%. Para 2023, a expectativa se manteve em alta de 0,5%.

“Indicadores de atividade continuam a surpreender positivamente, com destaque ao aumento do consumo. A economia brasileira permaneceu em rota de recuperação nos últimos meses, com melhoria disseminada entre os principais setores”, analisa a XP em relatório. “Entre as razões, o aumento da mobilidade, preços de commodities em patamares ainda elevados e expansão dos investimentos de governos estaduais. Além disso, estimamos que a massa de renda disponível às famílias cresceu aproximadamente 7% no primeiro semestre de 2022 ante o segundo semestre de 2021, após ajuste sazonal.”

De acordo com a XP, o enfraquecimento da atividade no segundo semestre deste ano deverá ser mais suave do que o imaginado. Embora a expectativa de perda de fôlego da atividade permaneça, com juros elevados e maior percepção de risco, o movimento tende a ser atenuado pelas medidas fiscais já aprovadas e pelas que estão em tramitação no Congresso.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As medidas contidas na ‘PEC dos Benefícios Sociais’ podem gerar impacto líquido de 0,25pp sobre o PIB total de 2022, segundo nossos cálculos, via aumento de massa de renda disponível e, consequentemente, estímulo ao consumo. Incorporamos esses efeitos ao cenário base”, afirma.

Produção industrial

Em relação à alta de 0,3% da produção industrial em maio, na margem, o economista da XP Rodolfo Margato ressalta que a leitura mostrou sinais predominantemente positivos nas principais categorias, sobretudo em bens de capital (7,4%). “Um sinal encorajador para a dinâmica de curto prazo da Formação Bruta de Capital Fixo”, diz.

A estimativa preliminar da corretora para a produção industrial de junho é de alta de 0,3% ante maio, com 0,8% na comparação interanual. Para o resultado anual do setor em 2022, a projeção é de crescimento de 0,8%, após expansão de 3,9% em 2021. “Em resumo, a indústria brasileira deve se recuperar gradativamente ao longo deste ano”, acrescenta Margato.