Empresas como a fabricante de chips e líder em IA Nvidia (NVDA) desabaram com a notícia. Afinal, além de muito mais barato para desenvolver, o “ChatGPT chinês” também usou chips menos poderosos. “A queda dos papéis da Nvidia e seus pares hoje refletem a ameaça à hegemonia destes grandes fornecedores de capacidade computacional para as grandes empresas de tecnologia com a chegada de um concorrente mais eficiente. No entanto, reflete também um pouco da insatisfação de investidores com um setor que vem gastando muito para construção de datacenters e infraestrutura para impulsionar seus negócios de AI, mas sem que os retornos tenham sido confirmados até o momento”, afirmou o Inter, em relatório.
Por aqui, o impacto nas ações da Weg acontece porque a empresa também tem exposição ao mercado de inteligência artificial. A multinacional é também uma das fabricantes do hardware das empresas americanas, como mostramos nesta reportagem. O movimento em WEGE3 também foi intensificado por uma realização de lucros, após a ação subir por seis pregões seguidos. Agora, os investidores analisam com cautela os impactos da chegada do novo aplicativo da DeepSeek.
“O fato de a DeepSeek ser uma companhia chinesa também traz à discussão o posicionamento do governo chinês quanto ao desenvolvimento e investimentos nos setores de Inovação e Tecnologia. Notícias como esta poderiam ser mais comuns no futuro e poderíamos estar falando das Big Tech chinesas também na próxima década”, ressalta o Inter.