

A antecipação do 13º salário do INSS foi confirmada oficialmente após assinatura de decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Publicidade
A antecipação do 13º salário do INSS foi confirmada oficialmente após assinatura de decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O pagamento será feito em duas parcelas, nos meses de abril e maio, beneficiando cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e segurados de auxílios. Conforme a Agência Brasil, a medida injeta R$ 73,3 bilhões na economia e deve movimentar o comércio em todo o país.
Recebem o 13º salário os aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios temporários como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
No entanto, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia, não tem direito ao décimo terceiro, pois esses auxílios não preveem gratificação natalina.
O calendário de pagamento depende do valor que você recebe e do número final do seu benefício, sem considerar o dígito verificador. Veja abaixo:
É possível verificar a data e o valor exato do pagamento do 13º salário antecipado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta fazer login com seu CPF e senha Gov.br. Na aba de “Extrato de pagamento”, estará disponível o valor da antecipação e o dia do depósito.
Em 2025, o valor do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS será reajustado conforme o novo salário mínimo, fixado em R$ 1.518,00. Esse valor representa o piso nacional, sancionado em dezembro de 2024, com o objetivo de preservar o poder de compra dos brasileiros diante da inflação.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador