No Brasil, cerca de 25% da renda familiar é destinada ao pagamento da conta de luz, desta forma reduzir o consumo de energia é uma preocupação dos brasileiros. Em 2024, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) previu um aumento médio de 5,6% no valor da fatura.
Leia também
Funcionando 24 horas por dia, escolher a geladeira ideal é uma decisão que vai além da estética da cozinha. Este eletrodoméstico impacta diretamente no consumo de energia.
Com tantas opções no mercado, identificar a mais eficiente energeticamente pode ser desafiador, confira 3 dicas que podem facilitar essa tarefa:
- Verifique a classificação de eficiência na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), onde os modelos com selo “A” são os mais eficientes.
- Opte por tecnologias econômicas, alguns recursos modernos ajudam a reduzir o consumo de energia, como: ajuste de velocidade conforme a necessidade de refrigeração, evitando picos de consumo e o alerta de porta aberta.
- Certifique-se de que o modelo escolhido possui peças de reposição fáceis de encontrar e leia o manual para orientações de uso que prolonguem a vida útil do equipamento.
Outras formas da geladeira economizar menos energia
Mesmo com uma geladeira eficiente, é possível adotar algumas práticas que ajudam a reduzir o consumo:
- Evite colocar alimentos quentes diretamente na geladeira;
- Não forre as prateleiras, permitindo melhor circulação do ar;
- Verifique periodicamente as borrachas de vedação;
- Posicione o eletrodoméstico em local ventilado e afastado de fontes de calor;
- Não secar roupas atrás da geladeira;
- Descongelar a geladeira e limpar com frequência;
- Regular o termostato adequadamente de acordo com a estação do ano;
- Evite abrir constantemente a porta da geladeira.
Com essas dicas, é possível escolher uma geladeira que combina economia no consumo de energia e eficiência. Investir no modelo certo é um benefício que se reflete tanto no conforto do dia a dia quanto nas contas ao fim do mês.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.