

Com o aumento das contas de água e a crescente necessidade de preservação ambiental, reutilizar a água em casa é uma solução inteligente que alia economia à sustentabilidade.
Publicidade
Com o aumento das contas de água e a crescente necessidade de preservação ambiental, reutilizar a água em casa é uma solução inteligente que alia economia à sustentabilidade.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A água é um recurso natural essencial e cada vez mais escasso. Diante desse cenário, adotar práticas que visem a redução do consumo e o reaproveitamento da água se torna fundamental.
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essas medidas podem gerar uma grande economia na conta de água.
Publicidade
Confira 5 dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia para diminuir o desperdício e, de quebra, reduzir a conta de água:
A máquina de lavar roupas consome uma grande quantidade de água a cada ciclo. Uma forma simples de reaproveitar essa água é armazená-la em baldes ou tanques para tarefas como lavar o quintal, a garagem ou descargas no vaso sanitário. Essa água também pode ser usada para limpar a privada, o chão e outras superfícies.
Enquanto espera a água esquentar no chuveiro, utilize baldes para captar a água que seria descartada. Essa água limpa pode ser usada para regar plantas, limpar pisos ou mesmo para lavar roupas delicadas à mão.
Instalar calhas para coletar a água da chuva é uma medida eficaz e de baixo custo. Essa água pode ser armazenada em reservatórios e utilizada para regar jardins, lavar calçadas ou carros. Apenas evite utilizá-la para consumo humano ou cozimento sem o devido tratamento.
Torneiras com aeradores misturam água e ar, reduzindo o fluxo sem comprometer a pressão. Isso significa que você utiliza menos água para as mesmas atividades, como lavar louças ou escovar os dentes.
Uma torneira comum libera entre 6 e 12 litros de água a cada minuto, o que pode representar um grande desperdício caso a torneira não seja fechada enquanto se ensaboa a louça, por exemplo.
Instalar vasos sanitários com sistemas de descarga de dois fluxos é uma forma eficaz de economizar. Esse sistema permite escolher entre uma descarga de menor volume, para dejetos líquidos, ou maior volume, para dejetos sólidos.
Em residências, um dos principais consumos de água vem do uso de descargas, que representam quase um terço do gasto total. Para uma família de quatro pessoas, isso pode significar até 20 mil litros de água por mês. Uma solução eficaz é optar por sistemas de descarga dupla.
Com esse dispositivo, você tem a opção de usar menos água em situações que não exigem tanta pressão, como eliminação de líquidos, utilizando em média três litros. Quando necessário, o fluxo completo, com cerca de seis litros, é acionado para dejetos sólidos.
Publicidade
Com essa mudança, é possível reduzir o consumo na conta de água nas descargas em até 35%, o que pode representar uma queda de 10% a 15% no valor da conta mensal. Esse ajuste também permite poupar cerca de 2 mil litros de água por mês.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador