

Para evitar aumento nas contas de luz, muitos consumidores buscam alternativas para reduzir os gastos sem comprometer o conforto. Embora novas tecnologias ajudem na economia, hábitos simples e antigos ainda são extremamente eficazes para evitar desperdícios e aliviar o bolso no fim do mês.
Confira seis truques que continuam sendo grandes aliados na redução da conta de energia elétrica.
1. Deixe os alimentos descongelarem naturalmente
Em vez de utilizar o micro-ondas ou o forno elétrico para descongelar carnes e outros alimentos, retire-os do congelador com antecedência e deixe que atinjam a temperatura ambiente gradualmente. Além de economizar energia, essa prática mantém a textura e o sabor dos alimentos.
2. Aproveite o calor do forno após o uso
Após assar bolos, pães ou qualquer outro alimento, o forno elétrico continua quente por alguns minutos. Utilize esse calor residual para aquecer outros pratos ou até mesmo para manter a cozinha mais aconchegante em dias frios, reduzindo o uso de aquecedores elétricos.
3. Prefira secar roupas ao ar livre
Máquinas de secar consomem grande quantidade de energia. Sempre que possível, aproveite o sol e o vento para secar roupas no varal. Além da economia, esse método preserva melhor os tecidos e evita o desgaste das peças causado pelo calor excessivo das secadoras.
4. Desligue aparelhos da tomada quando não estiverem em uso
Mesmo desligados, muitos aparelhos eletrônicos continuam consumindo energia no modo stand-by. Tirar carregadores, televisores, micro-ondas e outros eletrodomésticos da tomada quando não estão sendo utilizados pode representar uma boa economia no final do mês.
5. Reduza o tempo no banho
O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo de energia. Banhos mais curtos ajudam a reduzir o gasto elétrico e também contribuem para a economia de água. Nos dias mais quentes, a recomendação é utilizar temperaturas mais amenas para diminuir ainda mais o consumo.
6. Evite abrir a geladeira com frequência
Cada vez que a porta da geladeira é aberta, o motor precisa trabalhar mais para restaurar a temperatura interna, aumentando o consumo de energia. Planeje-se para pegar todos os itens de uma só vez e evite deixar a porta aberta por muito tempo.
Essas práticas simples e eficazes fazem parte do dia a dia de muitas famílias há décadas e continuam sendo uma ótima estratégia para reduzir a conta de luz. Algumas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença no orçamento doméstico.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.