Publicidade

Radar da Imprensa

7 aparalhos que vão te ajudar a economizar na conta de água

Descubra como simples dispositivos podem fazer a diferença no seu consumo

7 aparalhos que vão te ajudar a economizar na conta de água
conta de água Foto: Adobe Stock

A busca pela economia doméstica é uma prioridade para muitas famílias, especialmente em tempos de alta nos custos de serviços essenciais. Uma estratégia eficiente e sustentável para aliviar o orçamento mensal é na redução do consumo de água. Para isso, a tecnologia oferece diversas soluções que não apenas preservam o recurso natural, mas também geram impacto positivo na conta de água ao final do mês.

A adoção de equipamentos que evitam o desperdício é uma das formas mais práticas de economia. Confira 7 dispositivos que podem transformar sua rotina e seu orçamento:

1. Torneiras automatizadas

As torneiras automatizadas, por exemplo, são uma ótima opção para evitar o desperdício. Com sensores de presença, elas ligam e desligam a água automaticamente, garantindo que o fluxo seja interrompido assim que as mãos são retiradas.

2. Arejador para torneiras

Pequeno e de fácil instalação, o arejador diminui o volume de água liberado, misturando ao fluxo. Causando uma redução no consumo sem alterar a sensação de pressão da água.

3. Redutor de pressão para banho

Banhos longos são grandes vilões na conta de água. Com o redutor de pressão, é possível limitar o fluxo sem perder o conforto, reduzindo o consumo.

4. Vasos sanitários com caixa acoplada

Equipados com sistemas que utilizam menos litros por descarga, os vasos sanitários modernos são muito mais econômicos que os modelos antigos, ajudando a reduzir o desperdício diário.

5. Descargas de acionamento duplo

Com opções de descarga para líquidos e sólidos, esse sistema permite escolher o volume de água necessário em cada situação, evitando excessos.

6. Válvula bloqueadora de ar

A válvula anti-ar é um dispositivo eficiente para reduzir os custos com o consumo de água nas residências. Esse equipamento atua bloqueando o ar proveniente da rede externa ou acumulada em excesso nas tubulações, evitando que ele faça o hidrômetro registrar volumes inexistentes. Dessa forma, o medidor passa a contabilizar apenas a quantidade real de água que flui pelo sistema.

7. Sistemas de coleta e reutilização de água

Aproveitar água da chuva ou das atividades domésticas, como a lavagem de roupas, pode gerar uma grande economia ao utilizá-la em tarefas como cuidar de plantas ou lavar áreas externas.

Embora alguns desses dispositivos exijam um investimento inicial, o retorno financeiro é garantido a médio e longo prazo na conta de água do consumidor.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Colaborou: Gabrielly Bento.