Nesta segunda-feira (02), as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) apresentam significativa queda após anúncio de que a petroleira vai iniciar em outubro a perfuração de dois poços exploratórios no bloco marítimo BM-POT-17, em águas profundas da Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira.
Leia também
Por volta das 14h50, as ações PETR3 enfrentavam queda de 1,69% a R$ 37,25. Enquanto as ações PETR4 caíam 1,18% a R$ 34,23.
O anúncio foi feito pela petroleira por meio de um Comunicado ao Mercado, onde foi informado que a companhia recebeu no último domingo (1) a guia de recolhimento do Ibama, que é parte dos procedimentos administrativos para a liberação das atividades. A previsão é receber a licença ambiental nesta segunda-feira.
Publicidade
“A Petrobras está empenhando esforços para obtenção da licença de perfuração nesta região, seguindo comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira e reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável”, diz trecho do comunicado.
Além disso, foi informado ainda que para a simulação – de contenção e recolhimento de petróleo, proteção costeira e de monitoramento, resgate e atendimento à fauna -, foram mobilizadas mais de mil pessoas, quatro aeronaves, cinco ambulâncias, 70 veículos terrestres e mais de 60 embarcações. A equipe abrangeu biólogos, veterinários e 300 agentes ambientais.
Colaborou: Vitória Tedeschi.