

Um importante player do setor financeiro dos Estados Unidos, o Flagstar Financial, 29º maior banco comercial do país, anunciou uma grande alteração em sua estrutura operacional.
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Um importante player do setor financeiro dos Estados Unidos, o Flagstar Financial, 29º maior banco comercial do país, anunciou uma grande alteração em sua estrutura operacional.
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Em 2025, a instituição planeja desativar um total de 60 agências presenciais, conforme comunicado divulgado recentemente.
A medida integra um plano de readequação mais amplo, motivado pela necessidade de frear perdas financeiras, principalmente em meio a um contexto desafiador no setor imobiliário comercial. Atualmente, a contínua digitalização vem transformando o cenário bancário em escala mundial.
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Presente em nove estados dos Estados Unidos, a Flagstar está investindo no aprimoramento de suas plataformas digitais, incluindo aplicativos para dispositivos móveis e serviços bancários on-line, acompanhando a evolução no comportamento dos clientes, que demonstram preferência crescente por transações bancárias remotas e automatizadas.
Durante o quarto trimestre de 2024, o banco reportou uma perda de US$ 845 milhões, o que levou à implementação de ações voltadas para corte de gastos. Entre as ações, além do fechamento de 60 agências de varejo, estão previstas a desativação de 20 unidades que atendem clientes privados, como parte de um plano mais amplo de corte de despesas.
O processo está sendo realizado de forma gradual, com algumas localidades já tendo encerrado suas atividades. As unidades que serão fechadas estão distribuídas entre os seguintes estados:
O objetivo é concentrar esforços em plataformas digitais, que apresentam custos operacionais mais baixos e têm mostrado maior demanda por parte dos clientes.
A iniciativa do Flagstar acompanha uma tendência mais ampla. De acordo com informações do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), entre os anos de 2010 e 2023, houve uma redução de 20% no total de agências bancárias nos Estados Unidos. Esse declínio está relacionado à transformação no comportamento dos clientes, que vêm preferindo soluções digitais e com maior rapidez no atendimento.
Os principais motivos para o fechamento de agências são: altos custos de manutenção das estruturas físicas, popularidade crescente de serviços de home banking e mobile banking, redução no fluxo de clientes presenciais, necessidade de corte de despesas após perdas financeiras e competição acirrada com fintechs e bancos digitais nativos.
Com essa decisão, a Flagstar busca não apenas equilibrar suas finanças, mas também se posicionar como uma referência no mercado digital, acompanhando uma tendência que deve se intensificar nos próximos anos.
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Colaborou: Gabrielly Bento.
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