Saiba o que é o Bolsa do Povo e como funciona o programa. Foto: Adobe Stock
Os moradores de São Paulo podem participar do programa Bolsa do Povo. O benefício do governo do estado é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Criado em 2021, o PBP é diverso, abrangendo de auxílio financeiro a oportunidades de trabalho.
A Secretaria de Assistência Social encabeça o projeto, que busca diminuir as disparidades sociais no estado, reunindo diferentes ações sociais, como o Bolsa Trabalho, Ação Jovem, Renda Cidadã, em uma mesma iniciativa. Abaixo, saiba como funciona o programa, quem tem direito e como solicitar.
O que é o Bolsa do Povo?
O Bolsa do Povo é regido pela Lei nº 17.372. O objetivo do programa é centralizar diferentes ações de assistência social em uma só iniciativa. Para os inscritos no projeto do governo de São Paulo, o Bolsa do Povo oferece os seguintes benefícios:
O Bolsa do Povo é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para solicitar o benefício, é preciso morar em São Paulo e comprovar renda per capita inferior a meio salário mínimo. A iniciativa também dá preferência para mães solos. Veja pré-requisitos:
Ter, no mínimo, 18 anos;
Residir no estado de São Paulo há pelo menos dois anos;
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Como solicitar o benefício?
Os incentivos do programa são financeiros, mas os valores variam, a depender do benefício. Para se cadastrar no programa, confira o passo a passo:
Preencha o formulário. Por lá, também é possível consultar a situação do requerimento.
A Secretaria de Assistência Social de São Paulo lidera o programa Bolsa do Povo, que tem como objetivo reduzir as desigualdades sociais na capital, unificando diversas ações de apoio. Verifique se sua família se enquadra nos critérios de seleção e participe.