O pagamento foi antecipado por conta do Natal. (Foto: Adobe Stock)
Buscando reduzir o índice de desigualdade social no Brasil, o Programa Bolsa Família busca beneficiar 18,7 milhões de famílias em vulnerabilidade neste mês de dezembro de 2025. O pagamento do benefício será feito antecipadamente, por conta das festas de Natal. Com isso, os repasses, que normalmente são realizados no final do mês, seguem até terça-feira (23).
Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o governo investiu mais de 12,7 bilhões no programa para atender as famílias de mais de 5 mil municípios do Brasil. A regra para o recebimento do valor segue a mesma, conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Qual final do NIS recebe nesta segunda-feira (22)?
Recebem, nesta segunda-feira (22), os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) cujo dígito final é 9.
Segundo reportagem da Agência Brasil, famílias que enfrentaram desastres ambientais nos últimos meses e povos indígenas em situação de vulnerabilidade receberam o pagamento unificado. O valor foi disponibilizado no primeiro dia do repasse, 10 de dezembro, independentemente do final do NIS.
Consultando o NIS
Os beneficiários podem consultar o NIS de duas formas:
Calendário de pagamento do mês de dezembro de 2025
Número final do NIS
Data de pagamento
1
10/12
2
11/12
3
12/12
4
15/12
5
16/12
6
17/12
7
18/12
8
19/12
9
22/12
0
23/12
Objetivo do programa
Segundo a Caixa Econômica Federal, o Programa Bolsa Família visa auxiliar famílias de baixa renda com um apoio financeiro, para priorizar o desenvolvimento de crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos, gestantes e mulheres que amamentam. Vale citar que a iniciativa tem como foco famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Essa medida garante que 50% do benefício continue sendo repassado para as famílias por até um ano, mesmo após um dos membros conseguir aumentar a renda por meio de uma oportunidade de emprego, segundo a nota da Secretaria de Comunicação Social.
Como se inscrever no Programa Bolsa Família?
Se a família se enquadrar na renda mensal de até R$ 218,00, ela precisará procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para realizar o cadastro no CadÚnico, conforme destaco no portal Serviços e Informações do Brasil.