O programa buscou beneficiar cerca de 18,7 milhões de famílias em dezembro de 2025. (Foto: Adobe Stock)
O Programa Bolsa Família iniciou os repasses do mês de dezembro de 2025 antecipadamente, para que cerca de 18,7 milhões de famílias em vulnerabilidade recebessem os valores antes do Natal. Com isso, acontece nesta terça-feira (23), o último pagamento do ano conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Como receber o pagamento por crédito em conta na Caixa?
Segunda a Caixa Econômica Federal, há diferentes formas de receber o pagamento direto na conta, são elas: Conta Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Tem – estão disponíveis dentro do aplicativo do CAIXA Tem; e a Poupança CAIXA Fácil – que funciona como qualquer outra.
Investimento e regiões mais contempladas
Segundo a Secretaria de Comunicação Social, o governo investiu mais de 12,7 bilhões no programa para atender as famílias de mais de 5 mil municípios do Brasil. Cada beneficiário recebeu, em média, R$ 691,37.
Entre as regiões contempladas no mês de dezembro, o Nordeste lidera a concentração de beneficiários do Programa Bolsa Família no Brasil, com cerca de 8,73 milhões de famílias atendidas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento. Na sequência aparece a região Sudeste, que reúne 5,26 milhões de famílias contempladas pela iniciativa.
A região Norte contabiliza 2,43 milhões de famílias que recebem os repasses. Já no Sul, o número de beneficiários chega a 1,28 milhão. No Centro-Oeste, por sua vez, o programa alcança cerca de 986 mil domicílios.
Uma reportagem da Agência Brasil informou que, por conta das chuvas e estiagens dos últimos meses, cerca de 179 cidades e povos indígenas em situação de vulnerabilidade receberam o benefício no início do cronograma de pagamento. Os repasses para esses grupos foram realizados no dia 10 de dezembro, independente do dígito final do NIS.
Um dos municípios contemplados foi Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que foi afetado por um tornado que causou a destruição de 90% das construções da cidade.
Quem pode realizar o cadastro no Bolsa Família?
Conforme a Caixa, para receber o benefício do programa, as famílias precisam estar inscritas no CadÚnico e ter renda mensal de até R$ 218,00.
Para realizar o cadastro no CadÚnico é necessário procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para realizar o cadastro no CadÚnico, segundo informações do portal Serviços e Informações do Brasil.