Os cartões são fundamentais no dia a dia da maioria dos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada em dezembro de 2024 pelo BC, 69,1% da população utiliza cartões de débito, sendo o meio de pagamento mais frequente para 17,4% dos entrevistados.
Já os cartões de crédito são usados por 51,6% das pessoas, destacando-se como a forma de pagamento mais comum em 42% dos estabelecimentos comerciais. Apesar da conveniência, o uso desses meios também está sujeito a bloqueios por diferentes motivos. Confira as principais causas conforme o blog do Banco Mercantil:
1. Limite de Crédito
Ultrapassar o limite do cartão é um dos motivos mais comuns para o bloqueio. Por exemplo, se seu limite é de R$ 500 e você tenta fazer uma compra de R$ 600, a transação será negada. Para evitar que isso ocorra, algumas instituições financeiras oferecem a opção de ativação de um limite emergencial, permitindo gastos extras controlados.
2. Atraso no pagamento
Não pagar a fatura em dia pode levar ao bloqueio do cartão. Geralmente, os bancos iniciam o bloqueio após alguns dias de atraso.
3. Restrição de Crédito
A restrição ocorre quando existem pendências financeiras registradas nos órgãos de proteção ao crédito ou quando o próprio banco identifica uma dívida em aberto.
4. Perda ou roubo do cartão
Quando você comunica ao banco sobre a perda ou roubo do cartão, ele é bloqueado imediatamente para evitar utilizações indevidas.
5. Suspeita de fraude
Movimentações atípicas, como compras internacionais ou valores muito acima da rotina de gastos, podem levar o banco a bloquear o cartão como medida preventiva. Caso aconteça no momento da compra é necessário entrar em contato com o banco para confirmar a autenticidade das transações.
6. Falecimento do titular
Em caso de falecimento do titular, o banco bloqueia automaticamente todas as funções do cartão. Essa é uma medida obrigatória para encerrar as operações financeiras em nome do falecido.
Como saber porque o meu cartão está bloqueado?
De acordo com o Serasa, as instituições financeiras têm a obrigação de informar o consumidor antes de bloquear um cartão. No entanto, os contratos de adesão geralmente especificam em quais casos o crédito pode ser bloqueado preventivamente e como desbloqueá-lo.
O usuário também pode ser informado do bloqueio do cartão ao tentar realizar um pagamento e receber a mensagem de “erro 57”, que significa que a administradora não liberou a transação. Em casos de dúvidas, entre em contato com o atendimento ao cliente de seu banco.
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Colaborou: Renata Duque.