Publicidade

Educação Financeira

Como saber se o seu nome está sujo? Serasa, SPC e Boa Vista passo a passo

Nome sujo faz com que o consumidor tenha dificuldades de conseguir linhas de crédito e outros serviços essenciais

Como saber se o seu nome está sujo? Serasa, SPC e Boa Vista passo a passo
Pagamento de dívidas deve ser prioridade. (Foto: Envato)
O que este conteúdo fez por você?
  • A inadimplência no Brasil caiu pelo segundo mês consecutivo em julho, de acordo com dados do Serasa. 71,41 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência, uma redução de 34 mil em relação a junho
  • O nome sujo quer dizer que a pessoa tem dívidas em atraso e está com o CPF negativado
  • Nessa situação, fica mais difícil conseguir acesso às linhas de crédito e contratar serviços, como contas telefônicas, uma vez que a pessoa será considerada uma ‘má pagadora’

Ao todo 71,41 milhões de brasileiros se encontram em situação de  inadimplência, de acordo a Serasa, e isso mesmo depois do País registrar uma queda pelo segundo mês consecutivo, o que significa 34 mil cidadãos a menos nesta condição em julho (último dado disponível) em relação a junho. Parte deste contingente, no entanto, pode nem sequer estar ciente de dívidas em aberto. Então, como é possível verificar se o seu nome está “sujo” na praça?

O popularmente chamado “nome sujo” se refere àqueles que têm dívidas em atraso e o CPF negativado. Nessa situação, fica mais difícil conseguir acesso às linhas de crédito e contratar serviços, como linhas telefônicas, uma vez que o cliente é considerado um “mau pagador”. Quer saber como se tornar um “bom pagador” e melhorar o score de crédito? Acesse essa reportagem.

Existem três principais formas de conseguir checar se o seu nome está sujo: pela Serasa, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pelo Boa Vista SPC. Veja aqui como:

Serasa

Uma das formas mais comuns de certificar se o nome está sujo ocorre por meio do site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.

O usuário poderá verificar se o CPF está negativado ou não. Basta acessar “Consultar CPF grátis” e preencher os campos com o nome de usuário ou criar um cadastro. Depois, ele deve clicar em “Meu CPF” e realizar a consulta.

O site ou app da Serasa também mostra detalhes como a data de negativação, dados da empresa credora e valor pendente.

SPC Brasil

O SPC é outra forma de saber sobre o CPF negativado. No site do SPC Brasil, o usuário consegue checar se está com “nome sujo” e ver com quais empresas há a possibilidade de realizar uma negociação da dívida, além de visualizar o score de crédito – uma pontuação que reflete se o usuário é um “bom pagador”.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para utilizar o sistema, basta ir ao “Portal do Consumidor” e acessar ou criar uma conta com o número do CPF e, finalmente, clicar em “Consulte seu CPF” para conferir os registros.

Existe também o aplicativo “SPC Consumidor”, disponível no Google Play e na App Store. Já na primeira página do app aparece uma mensagem que sinaliza a consulta gratuita do CPF.

Boa Vista SCPC

O site do Boa Vista SCPC é a terceira forma de saber se o nome está sujo. O usuário pode checar em “Consulta de CPF” ao realizar  o cadastro com outras informações pessoais.

O usuário também pode ir em “Entender seu Score” para conseguir informações sobre como aumentar a pontuação, além de visualizar empresas que consultaram o seu CPF. No aplicativo Consumidor Positivo Boa Vista, presente no Google Play ou na App Store, o processo funciona da mesma forma.

Web Stories

Ver tudo
<
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
>