

Conquistar a primeira habilitação pode ser um sonho distante para quem enfrenta dificuldades financeiras. O alto custo do processo, que ultrapassa os R$ 2 mil, faz com que muitos desistam antes mesmo de começar. Para mudar essa realidade, o programa CNH Social foi criado visando garantir o acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas de baixa renda.
No programa todo o processo é pago pelo governo, ou seja, é coberto 100% dos custos do processo de habilitação, incluindo: curso teórico e aulas práticas de direção; exames médico e psicotécnico; e taxas de emissão da CNH.
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) abriu na última terça-feira, 8 de abril, as inscrições para a edição 2025 do Programa CNH Social no estado do Acre, conforme a Agência de Notícias do estado do Acre, está oferecendo 5 mil vagas gratuitas para a obtenção da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria.
Quem tem direito à CNH Social?
O programa é voltado para pessoas de baixa renda e está dividido em três modalidades: Urbana, Rural e Estudantil.
Publicidade
Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), residir no estado em que o programa está em andamento e comprovar renda dentro dos critérios estabelecidos no edital. Entre os documentos exigidos estão:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Número de Inscrição Social (NIS);
- Comprovação de alfabetização (saber ler e escrever).
Os interessados devem ler o edital completo com atenção para evitar erros no preenchimento dos dados e possível desclassificação. O prazo para se candidatar a CNH Social no estado do Acre, vai até o dia 7 de maio, a inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo site do Detran-AC.
Colaborou: Renata Duque.