Muitas vezes, pedir demissão pode ser uma tarefa difícil e desgastante. Afinal, estamos nos despedindo de uma empresa, colegas de trabalho e, em alguns casos, até mesmo de amigos. No entanto, é importante lembrar que, mesmo em um momento de ruptura, é possível manter o profissionalismo e a ética.
Leia também
Pensando nisso, Branca Barão, especialista em treinamento e desenvolvimento, separou algumas dicas para pedir demissão de forma tranquila e respeitosa:
1. Não aja por impulso
Antes de tomar qualquer decisão, é importante refletir sobre os motivos que estão te levando a pedir demissão. Branca Barão, enfatiza a importância de não agir por impulso ao considerar deixar um emprego. “Deixe a poeira baixar”, aconselha a especialista, destacando a necessidade de tomar decisões de forma racional e madura.
2. Capriche na comunicação
Uma vez que você tenha certeza da sua decisão, é importante comunicar a sua demissão de forma transparente e formal. Você pode escrever uma carta de próprio punho ou usar seu e-mail profissional para falar das razões que o levaram a tomar tal decisão.
3. Cumpra o aviso prévio sempre que possível
O aviso prévio é um direito do trabalhador e um dever do empregador. Cumprir o aviso prévio é importante para manter as boas relações profissionais e evitar que o período seja descontado da rescisão.
Com a ressalva de que é importante avaliar o caso individualmente, considerando que uma saída de algum emprego pode ter um custo para a saúde mental.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento