

O peso da conta de luz no orçamento das famílias brasileiras é um tema recorrente, principalmente porque o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo.
Publicidade
O peso da conta de luz no orçamento das famílias brasileiras é um tema recorrente, principalmente porque o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
De acordo com o blog Energia Origo, 25% da renda familiar é destinada ao pagamento dessa despesa. Além disso, dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) apontam um aumento de 47% nas tarifas de energia nos últimos cinco anos.
Se a sua conta de luz tem assustado nos últimos meses, saiba que existem várias explicações para isso, desde fatores externos, como bandeiras tarifárias mais elevadas, até questões internas, como eletrodomésticos ineficientes ou problemas elétricos. Confira as principais causas e o que fazer para amenizar os impactos.
Oferecido pelo Governo, a Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício destinado a famílias de baixa renda, permitindo descontos significativos no valor da conta de luz.
Publicidade
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o desconto varia conforme o consumo mensal de energia. Para famílias que consomem até 30 quilowatt-hora (kWh) por mês, o abatimento é de 65%. Para aquelas que consomem entre 31 kWh e 100 kWh, o desconto é de 40%, enquanto a faixa de consumo de 101 kWh a 220 kWh garante um desconto de 10%.
Conforme matéria do E-Investidor, para se beneficiar da Tarifa Social, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Também estão incluídas famílias com renda mensal de até três salários mínimos, desde que tenham algum membro que dependa de aparelhos elétricos essenciais para tratamento médico. Além disso, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm direito ao desconto na conta de luz.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador