

Em várias regiões do Brasil, programas como a “Nota Fiscal Paulista” ou a “Nota Fiscal Gaúcha” incentivam o consumidor a pedir CPF na nota em suas compras, oferecendo prêmios em dinheiro por meio de sorteios mensais.
Publicidade
Em várias regiões do Brasil, programas como a “Nota Fiscal Paulista” ou a “Nota Fiscal Gaúcha” incentivam o consumidor a pedir CPF na nota em suas compras, oferecendo prêmios em dinheiro por meio de sorteios mensais.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A medida, inicialmente voltada para combater a sonegação fiscal, trouxe benefícios adicionais aos consumidores, permitindo o resgate de valores significativos através de programas de incentivo e as premiações que podem chegar a R$ 1 milhão. Mas como funciona esse programa e como você pode participar?
Participar do programa é simples. O primeiro passo é que o consumidor, ao realizar uma compra, peça ao vendedor para registrar o CPF na nota fiscal emitida. Esse procedimento inicial assegura a participação no programa, permitindo o acúmulo de créditos e a oportunidade de concorrer a prêmios.
Publicidade
Para obter benefícios financeiros com o programa, a principal tática é solicitar a inclusão do CPF especialmente em compras de valores mais elevados. Quanto maior o valor gasto, maior será a fração do ICMS que será devolvida ao consumidor. Além dos créditos que são acumulados a cada compra, também existe a possibilidade de aumentar os ganhos com os sorteios mensais organizados pelo programa.
Além dos valores mensais, os consumidores podem concorrer a sorteios com prêmios em dinheiro. Para participar, basta seguir os passos abaixo:
Para descobrir se você foi premiado nos sorteios do CPF na nota, é necessário acessar o site oficial do programa correspondente ao seu estado. Normalmente, esses portais oferecem um espaço dedicado à consulta dos resultados dos sorteios, bastando ao consumidor fazer o login com seus dados pessoais.
Em São Paulo, o processo é feito por meio do portal da Nota Fiscal Paulista e há diversas maneiras de verificar se você foi contemplado. O processo depende do valor do prêmio e pode ser feito diretamente pelo site oficial.
Se o valor do seu prêmio for igual ou superior a R$ 100 mil, ele não aparecerá automaticamente no sistema. Para resgatar prêmios altos, o consumidor deve seguir os procedimentos descritos no guia “Como Resgatar Meus Prêmios” no site da Nota Fiscal Paulista. Apenas seguindo essas etapas o prêmio será liberado para retirada.
Assim como os créditos do programa, os prêmios ficam disponíveis no sistema da Nota Fiscal Paulista por um período de 12 meses, contados a partir da data em que o valor foi disponibilizado pela Secretaria da Fazenda.
Em outros estados, o processo é semelhante, no Rio Grande do Sul por exemplo, a consulta pode ser feita através do portal da Nota Fiscal Gaúcha. Após fazer o login, você pode consultar seus bilhetes e verificar os resultados mensais.
Publicidade
Vale ressaltar que por questões de segurança, a identidade dos ganhadores não é divulgada publicamente. No entanto, é possível conferir os bilhetes premiados, seus respectivos valores, e os locais (município e bairro) para onde os prêmios foram destinados.
Os sorteios são realizados mensalmente e oferecem diferentes categorias de prêmios tanto para pessoas físicas quanto para entidades. Confira alguns dos principais prêmios disponíveis:
Caso seja sorteado, o valor do prêmio será depositado diretamente na conta bancária cadastrada no programa. Para isso, é necessário que seus dados estejam atualizados e corretos. No entanto, o procedimento para a liberação dos prêmios varia de acordo com o valor, atendendo às normas de segurança e à legislação vigente.
O CPF na Nota é mais do que uma forma de garantir a emissão de documentos fiscais, é uma oportunidade para o cidadão exercer sua cidadania fiscal e ainda ser recompensado.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador