Os contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda 2024 têm até às 23h59 para realizar o envio. Após isso, o atraso na entrega para a Receita Federal, gera uma multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, podendo o valor máximo chegar em 20% do valor devido pelo contribuinte.
Leia também
Para aqueles que estão com medo de não conseguir cumprir o prazo, Daniela Poli Vlavianos, sócia do escritório Poli Advogados, para matéria ao E-Investidor, orienta realizar o envio da declaração com os dados disponíveis e realizar uma retificação posteriormente. Dessa maneira, é evitada a multa por atraso.
A retificação pode ser feita a qualquer momento, desde que não tenha sido iniciada uma ação de fiscalização pela Receita Federal. Para realizar a correção da declaração já entregue, é necessário acessar a opção “Declaração retificadora“, informando o número do recibo da declaração que será retificada.
Publicidade
Uma outra forma de facilitar a entrega nesta reta final é utilizar a declaração pré-preenchida, disponível para usuários com conta de nível ouro ou prata no portal Gov.br. Esta funcionalidade permite que o contribuinte acesse informações já preenchidas em outras fontes como: bancos, planos de saúde, e até mesmo declarações anteriores do contribuinte.
Até às 12:31 desta sexta-feira (31), cerca de 39.858.109 milhões de pessoas físicas e jurídicas já tinham enviado suas declarações, segundo o site oficial da Receita Federal. A estimativa do governo neste ano é de que aproximadamente 43 milhões de declarações sejam enviadas.
Colaborou: Renata Duque.