Muitas pessoas utilizam os últimos dias do ano para viajar (Foto: Adobe Stock)
Nos últimos dias do ano, muitas pessoas se preparam para viajar, seja para rever a família no Natal, seja para curtir o Ano Novo com os amigos. Mas para não começar 2026 no vermelho, é importante seguir algumas dicas para economizar nas viagens de fim de ano.
Refeições, ingressos para atrações turísticas, presentes, taxas extras de hospedagens. Esses são alguns exemplos de gastos durante a viagem que muitas vezes não são considerados em um planejamento, mas que podem prejudicar as finanças — especialmente em viagens mais longas.
Conforme o Bora Investir, da B3, o ideal é incluir no orçamento todas as despesas que podem ser feitas. Isso ajuda a ter uma previsibilidade dos gastos para se organizar de acordo com a renda mensal.
2. Considere cidades de apoio turístico
Além dos municípios turísticos, existe a categoria de “municípios de apoio ao turismo”. Segundo a Agência Gov, essas regiões não possuem um grande fluxo turístico como sua cidade vizinha, mas podem ser uma ótima base de hospedagem e logística.
Com isso, a dica é pesquisar cidades próximas ao seu destino que podem oferecer uma alternativa de hospedagem, alimentação, compras e até mesmo atrações mais econômicas.
3. Utilize a cozinha
A palavra “hotel” vem à mente de muitos quando o assunto é viagem. Contudo, hospedagens alternativas podem possuir algumas acomodações que ajudam a economizar nesses dias de descanso. Apartamentos e casas com cozinha permitem o preparo das próprias refeições e ajudam a gastar menos com restaurantes.
Uma dica é escolher uma refeição por dia para ir a restaurantes locais e preparar outros pratos na cozinha da sua hospedagem, se possível.
4. Pergunte a moradores locais
Quem vive em cidades turísticas pode conhecer os melhores horários, locais e alternativas — que muitas vezes não aparecem nos guias turísticos. Elas podem indicar restaurantes com bom custo-benefício, transporte mais barato, atrações gratuitas e até feiras ou eventos locais que oferecem experiências ricas gastando pouco.