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Radar da Imprensa

Por que a Ferrari está se tornando um investimento ruim e o vermelho saiu de moda?

A empresa italiana enfrenta queda nos valores de revenda de seus carros personalizados

Por que a Ferrari está se tornando um investimento ruim e o vermelho saiu de moda?
Por que a Ferrari está se tornando um investimento ruim e o vermelho saiu de moda? Foto: Adobe Stock

A Ferrari, conhecida por seus carros exclusivos e de alto desempenho, está enfrentando desafios com a valorização de seus veículos personalizados no mercado de usados. Embora a marca italiana continue a atrair clientes com novas encomendas que se estendem até 2026, carros esportivos quase novos estão se acumulando nas concessionárias de seminovos e os preços de revenda estão em queda.

Segundo reportagem da Bloomberg, a fabricante italiana atribui parte desse problema às escolhas extravagantes de seus clientes mais ricos.

Nos últimos anos, a marca passou a oferecer um leque de opções exclusivas para seus clientes, permitindo que cada carro seja único e refletindo a identidade de seu proprietário. Esta prática é especialmente incentivada por meio de programas como o “Tailor Made“, no qual clientes são recebidos em ateliês exclusivos em Maranello, Xangai ou Nova York, onde podem criar seu veículo sob medida com a ajuda de um designer pessoal.

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A personalização dos veículos é uma estratégia usada pela Ferrari para aumentar suas vendas e lucros, devido ao seu alto custo. As personalizações são exibidas em placas no interior do carro, mantendo uma aura de exclusividade.

De acordo com especialistas do setor, como Tom Jaconelli, diretor da concessionária britânica de supercarros Romans International, muitos desses detalhes acabam perdendo valor rapidamente. Assim, fazendo com que clientes que investem grandes quantias em personalizações tenham prejuízos significativos ao tentar vender seus veículos.

“A Ferrari encoraja os clientes a especificarem os veículos ao máximo para receber um dos primeiros entregues, mas muito desse valor é instantaneamente diminuído”, destacou Jaconelli.

Atualmente, o desafio para a Ferrari é equilibrar a busca por exclusividade e personalização sem comprometer os valores de revenda que, no longo prazo, são essenciais para manter a lealdade de seus clientes. Afinal, mesmo os proprietários mais fieis podem cansar de perder dinheiro com a desvalorização de suas compras de luxo.

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Colaborou: Renata Duque.