A medida também autoriza o saque aos beneficiários que possuem o saque aniversário habilitado. (Foto: Adobe Stock)
Muitos trabalhadores poderão realizar uma última movimentação no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ainda neste ano de 2025. A operação será possível devido a uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (23).
A nova determinação possibilita um saque de até R$ 1.800 da conta cadastrada no fundo, mas com algumas condições. Essa regra consta na Medida Provisória nº 1.331, autorizada pelo Governo Federal.
Quem pode realizar o saque do FGTS ainda em 2025?
Segundo a Medida Provisória nº 1.331, os trabalhadores contemplados são os que possuem o saque-aniversário habilitado e os que tiveram seus contratos de trabalho suspensos, entre 01 de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.
Prazo para realizar o saque do FGTS
A medida permite o saque do valor disponível em conta até o dia 30 de dezembro de 2025. No entanto, não será possível retirar todo o valor da conta. Até o prazo estipulado, os trabalhadores poderão resgatar, no máximo, R$ 1.800 de sua conta vinculada.
Mas ainda é preciso aguardar o cronograma com as datas em que os pagamentos serão efetuados. De acordo com a Medida Provisória nº 1.331, a Caixa Econômica Federal deve divulgar esse calendário em breve.
O saque do fundo pode ser realizado pelo aplicativo do FGTS (disponível em iOS e Android). Para efetuar uma solicitação, basta se conectar no aplicativo e informar uma conta bancária pessoal para que o valor seja creditado. Depois, é necessário enviar os documentos comprobatórios conforme a modalidade do saque.
De acordo com o site do Governo Federal, os documentos comuns em todos os saques do FGTS são: documento de identidade com foto, carteira de trabalho e previdência social e o número de inscrição no PIS/PASEP. Depois do envio e confirmação dos documentos, o valor é creditado na conta informada pelo trabalhador.
Caso o trabalhador prefira realizar o saque presencialmente, basta ir a uma agência da Caixa, portando os documentos mencionados acima.
Modalidades de saque do FGTS
O FGTS possui muitas modalidades de saque que podem ser realizadas em diferentes ocasiões. Uma delas é o saque-aniversário, que passou por mudanças de regras no mês de outubro de 2025. Outro modo de resgatar o saldo é com o saque calamidade.