Há pouco mais de uma semana o Estado do Rio Grande do Sul vem sendo vítima da maior catástrofe climática já registrada na região. Até as 9h desta segunda-feira (6) foi confirmado pela Agência Brasil, 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas.
Leia também
Em resposta aos danos provocados, a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores das áreas afetadas. O saque pode ser solicitado por meio do aplicativo FGTS.
Conforme matéria do E-Investidor, o aplicativo FGTS, está disponível nas plataformas Android e iOS. E no momento do saque é necessário indicar uma conta bancária. Vale ressaltar que caso o beneficiário não seja correntista da Caixa, ele pode indicar uma conta de outra instituição para o saque.
Publicidade
O Saque Calamidade, regulamentado pelo Decreto 5.113/2004, é uma modalidade de retirada do FGTS, permitida apenas em situações de desastres naturais ou eventos similares. Normalmente, o FGTS pode ser sacado em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria ou no saque-aniversário.
Além disso, segundo a Agência Brasil, a Caixa enviará equipes técnicas às regiões afetadas para colaborar com as prefeituras na identificação e assistência às comunidades impactadas.
Colaborou: Renata Duque.