

A Receita Federal liberou na última sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025.
Publicidade
A Receita Federal liberou na última sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
De acordo com a Agência Brasil, serão pagos R$ 11 bilhões a 6,257 milhões de contribuintes no próximo dia 30 de maio.
No entanto, com quase 30 milhões de declarações entregues até o momento, cerca de 80% dos contribuintes ficaram de fora da primeira leva de restituições.
Publicidade
Se você ainda não está incluído no 1º lote de pagamento, a sua declaração pode estar correta, mas ainda não foi priorizada para pagamento.
A Receita mantém uma ordem de prioridade no pagamento das restituições. Veja a lista:
Os constituintes podem realizar a consulta dos valores a receber sempre uma semana antes da data de pagamento da restituição. A consulta deve ser feita por meio da página da Receita Federal, confira o passo a passo:
A primeira orientação é consultar o extrato da sua declaração no sistema Meu Imposto de Renda, acessível pelo portal e-CAC. O sistema da Receita informa diferentes mensagens sobre o andamento da sua declaração. Veja os principais significados:
O pagamento do primeiro lote da restituição será efetuado no dia 30 de maio. Os demais lotes serão pagos mensalmente até setembro. Confira o calendário para pagamento:
A Receita Federal realiza os pagamentos da restituição somente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados bancários o pagamento não será concluído.
Caso o crédito não seja efetuado, o contribuinte pode reagendar o pagamento da restituição pelo Banco do Brasil, em até 1 ano após a primeira tentativa de depósito. Se o valor não for resgatado dentro do período, será necessário fazer uma nova solicitação no portal e-CAC.
Colaborou: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador