Radar da Imprensa

Golpe do IPVA: falsa mensagem promete desconto de 50% no imposto; veja como se proteger

E-mails persuasivos são usados para direcionar vítimas a sites falsos

Golpe do IPVA: falsa mensagem promete desconto de 50% no imposto; veja como se proteger
Golpe do IPVA: falsa mensagem promete desconto de 50%; veja como se proteger Foto: Envato Elements

O tema do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está sendo explorado em golpes, segundo alerta a empresa de cibersegurança Kaspersky. A estratégia envolve o envio de e-mails falsos, prometendo descontos substanciais de 50% no IPVA via PIX, direcionando as vítimas a sites fraudulentos.

Os golpistas, especialistas em elaborar mensagens convincentes, criam e-mails bem redigidos, aparentemente livres de erros ortográficos, oferecendo uma suposta oportunidade de emissão de guia de pagamento do IPVA com um atrativo desconto. O e-mail contém um botão de consulta que leva a vítima a um site falso.

Ao acessar o site fraudulento, as vítimas se tornam alvo de um ataque em que os cibercriminosos interceptam informações inseridas, como dados pessoais e detalhes do veículo.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Para aumentar a credibilidade do golpe, o site falso realiza consultas ao site legítimo do órgão de trânsito, exibindo o valor real do suposto IPVA devido pelo usuário. Com a promessa tentadora de um desconto de 50%, os proprietários de veículos são conduzidos a uma página para gerar códigos de pagamento via PIX por QR code.

No momento do pagamento, os fundos são transferidos para uma conta em um banco digital controlada pelos criminosos, resultando em perda financeira direta para as vítimas.

Para se proteger deste e qualquer outro tipo de golpe, a recomendação é não acessar informações via e-mail e sim procurar o site oficial do órgão.

Colaborou: Renata Duque.