O HSBC (H1SB34), um dos maiores bancos do mundo, revelou nesta quarta-feira (9) sua inclusão no mundo dos ativos digitais ao anunciar a oferta de serviços de custódia para ativos digitais, como títulos e ações tokenizados. A medida é mais um passo do banco no sentido de se tornar um player importante no mercado de cripto.
Leia também
Em declaração, o HSBC destacou a parceria com a Metaco, uma empresa suíça especializada em custódia de criptomoedas, recentemente adquirida pela startup de blockchain Ripple. Essa colaboração permitirá o armazenamento de títulos e outros valores mobiliários por meio da tecnologia oferecida pela Metaco.
O anúncio ressalta o compromisso do HSBC em ampliar seus serviços no setor de cripto. Além da oferta de custódia para títulos tokenizados, o banco mencionou o fortalecimento de sua plataforma HSBC Orion, destinada à emissão de ativos digitais. Adicionalmente, a instituição lançou uma oferta para ouro físico tokenizado.
Publicidade
“Estamos vendo uma demanda crescente por custódia e administração de fundos de ativos digitais por parte de gestores e proprietários de ativos, à medida que este mercado continua a evoluir”, afirmou Zhu Kuang Lee, diretor digital, de dados e inovação para serviços de valores mobiliários do HSBC.
Adrien Treccani, CEO da Metaco, contou à CNBC que essa colaboração com o HSBC fortalece “o impulso contínuo de trabalhar com instituições financeiras de primeira linha”.
“As instituições financeiras estão prontas para escalar pilotos de ativos digitais para casos de uso reais em torno da custódia, emissão, negociação e liquidação de ativos tokenizados e, ao fazê-lo, desbloquear benefícios econômicos e novos fluxos de receita”, disse Treccani.
A decisão do HSBC de oferecer serviços de custódia para ativos digitais é um sinal de que as instituições financeiras tradicionais estão cada vez mais dispostas a abraçar essa tecnologia. Em 2021, o BNY Mellon, outro grande banco americano, anunciou uma medida semelhante.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento