A Restituição do Imposto de Renda (IR) 2024 é a maneira que a Receita Federal usa para devolver a diferença entre o valor pago ao longo do ano-calendário pelo contribuinte e o tributo efetivamente devido. O valor é calculado com base na renda obtida ao longo do ano anterior e pode variar conforme o total recebido.
Leia também
Para a distribuição dos valores, a Receita Federal adota alguns critérios de prioridade. Os contribuintes com preferência incluem:
- Pessoas idosas;
- Pessoas com deficiência;
- Professores, cuja renda principal provém do magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Além disso, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, foi incluído no grupo de prioridade os contribuintes afetados na região.
Formas de recebimento
O pagamento da restituição será realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se o crédito não for realizado por algum motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Após este período o resgate do valor deve ser solicitado pelo Portal e-CAC.
Como consultar a minha restituição?
A consulta do valor pode ser feita por meio do site oficial da Receita Federal. Após acessar o site basta seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- clique em “Meu Imposto de Renda”;
- e, em seguida, clique em “Consultar a Restituição”;
- informar número de CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao IR.
Cronograma de Pagamentos
A Receita Federal distribuirá cinco lotes de restituição em 2024. O primeiro foi pago em 31 de maio e os próximos seguirão até o final de setembro. Confira o cronograma completo:
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade