Radar da Imprensa

Restituição do IR: como a ordem de pagamento é definida?

O pagamento é realizado entre maio e setembro

Restituição do IR: como a ordem de pagamento é definida?
Restituição do IR: ordem de pagamento. Foto: Adobe Stock

A restituição do Imposto de Renda é uma maneira que a Receita Federal encontrou de devolver aos contribuintes o imposto pago a mais durante o ano-calendário. Em 2024, a restituição será distribuída em cinco lotes.

O pagamento dos lotes segue um cronograma específico, que começam a ser pagos no dia 31 de maio e se estendem até setembro. A ordem de pagamento não é aleatória, ela é definida pelo grupo de prioridade e ordem de entrega do Imposto de Renda.

Os primeiros a receber são os contribuintes idosos, pessoas com deficiência física ou mental, pessoas com doença grave, professores e pessoas que trabalham na área de educação como principal fonte de renda, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida, contribuintes que indicaram chave PIX.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Além disso, devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul também foi incluído na lista de prioridades, contribuintes das regiões afetadas.

Confira calendário completo das datas de pagamento:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

É possível consultar em que lote o contribuinte está por meio do site da Receita Federal. Para fazer a checagem basta acessar o site, clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida selecionar a opção “Consultar a Restituição”.

Se ainda não estiver apto a receber o dinheiro, a seguinte mensagem aparecerá: “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”.

Outra alternativa é ativar o aviso de pagamento da restituição no seu celular, disponível pelo aplicativo Pessoa Física da Receita Federal.

Colaboração: Renata Duque.

Publicidade