O que são as despesas dedutíveis
Segundo publicação da Receita Federal, as despesas dedutíveis são os custos que, ao serem declarados corretamente, podem diminuir o valor pago no IR. Nos casos de restituição, os valores podem aumentar a quantia a ser restituída na declaração.
São considerados despesas dedutíveis os custos gastos em: saúde, educação, dependentes, previdência privada, pensão alimentícia ou livro-caixa. No entanto, para receber a dedução, é preciso que cada gasto seja acompanhado de um documento fiscal que comprove a quantia gasta.
O que pode ser usado como despesa dedutível
Em cada área mencionada, existem despesas que se enquadram como dedutível no Imposto de Renda. De acordo com a publicação da Receita Federal, os gastos com saúde que podem ser considerados são, por exemplo, consultas médicas, dentistas, próteses, fisioterapeutas, psicólogos, planos de saúde, entre outros.
Além disso, as despesas com educação consideradas são: escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior, educação profissionalizante, cursos destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Vale ressaltar que os valores gastos com educação declarados no IR possuem limite de R$ 3.561,50 por pessoa durante o ano-exercício.
Deduções incentivadas
Além das despesas dedutíveis, existem as deduções incentivadas. Elas são quantias doadas para, por exemplo, fundos dos direitos da criança e adolescente e da pessoa idosa.
As doações diminuem diretamente o valor do imposto a ser pago, e podem ser realizadas durante o ano-exercício ou ao realizar a declaração. Além dos fundos mencionados acima, é possível doar para locais de incentivo ao audiovisual, à cultura e ao esporte, segundo publicação da Receita Federal.
Colaborou: Laura Mello.