Cerca de 264 mil contribuintes poderão verificar a autorização da restituição do Imposto de Renda após regularizarem suas pendências, a partir desta quinta-feira (24). A consulta irá permitir que os contribuintes que caíram na malha fiscal e corrigiram seus erros saibam se estão incluídos para receber os valores devidos.
Leia também
Segundo informações da Agência Brasil, o lote deste mês inclui aproximadamente 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, que foram priorizados devido às enchentes que afetaram o estado em 2023.
Ao todo, serão pagos R$ 700 milhões a 264.602 pessoas, com 53% desse valor destinado a grupos prioritários.
Publicidade
Entre os contribuintes que solicitaram a restituição, destacam-se aqueles que informaram a chave Pix vinculada ao CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, que somam 126.824 contribuintes.
Professores, idosos e pessoas com doenças graves também fazem parte dos grupos prioritários, recebendo o pagamento de forma antecipada.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique na aba “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione a opção “Consultar a Restituição”;
- Insira as informações solicitadas para verificar o status da sua restituição.
O pagamento está previsto para o dia 31 de outubro e será efetuado na conta ou chave Pix na declaração do Imposto de Renda. Caso o depósito não seja realizado devido, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Colaborou: Renata Duque.