Radar da Imprensa

Inmetro reduz em 15% taxas para mais de 3 mil companhias; entenda

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28)

Inmetro reduz em 15% taxas para mais de 3 mil companhias; entenda
Inmetro divulga notícia boa para o setor produtivo do país; veja. Foto: Envato Elements

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) a Portaria Nº 132/2024, que traz uma notícia positiva ao setor produtivo do país.

De acordo com a Agência Gov, a portaria reduz os preços de cobrança dos serviços de acreditação e os preços das atividades de reconhecimento da conformidade aos princípios das boas práticas de laboratório – BPL, linearmente em 15% (quinze por cento).

No documento oficial da Portaria, Márcio André Brito, presidente do Inmetro, afirma que “as empresas no país, acreditadas pelo Inmetro, são responsáveis pela realização dos ensaios, testes, certificações de produtos e serviços em cumprimento aos critérios de qualidade e segurança estabelecidos nos regulamentos técnicos vigentes, com isso, garantem a rastreabilidade de produtos fabricados, importados e comercializados com segurança avaliada, fortalecendo a cadeia de consumo do mercado brasileiro”.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Ainda de acordo com a agência, 3.157 empresas são beneficiadas com as medidas do Inmetro, que englobam de laboratórios até organismos de certificação e de inspeção acreditados pelo instituto. Todas elas serão beneficiadas pela redução linear de 15%.

Vale citar que tais empresas estão distribuídas pelo país a fora da seguinte maneira: 2.014 no Sudeste, 662 no Sul, 243 na região Nordeste, 181 no Centro-Oeste e apenas 57 no Norte do Brasil.

Colaborou: Vitória Tedeschi.