A antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024 surpreendeu muitos beneficiários ao ser liberado já nos meses de abril e maio, ao contrário do calendário tradicional, que previa os repasses apenas para agosto e novembro.
Leia também
A consulta sobre a liberação do pagamento pode ser feita pela internet, no portal Meu INSS do governo federal, pelo aplicativo de celulares (com o mesmo nome) ou pelo telefone, discando 135. Neste último caso, é preciso fornecer o número de CPF do titular e confirmar alguns dados a fim de comprovar a identidade do mesmo. O atendimento por telefone é realizado entre 7h e 22h, de segunda a sábado.
Com o adiantamento, os aposentados e pensionistas que recebem os pagamentos mensais do INSS foram contemplados com o depósito dos recursos antes do previsto, beneficiando-se de um reforço orçamentário em meio ao primeiro semestre. No entanto, esta antecipação gerou algumas dúvidas entre os beneficiários sobre a possibilidade de algum pagamento adicional ou saldo residual ainda em 2024.
Como saber se há direito a um saldo extra do INSS?
Segundo o governo, a maior parte dos aposentados e pensionistas já recebeu a totalidade do abono anual. A medida beneficiou também aqueles que recebem auxílios do INSS, como o auxílio-doença e o auxílio-acidente.
Publicidade
E aqueles que começaram a receber o benefício após abril? Nesses casos, é possível que haja algum valor a receber. A recomendação é que o segurado consulte o sistema Meu INSS para verificar se há algum pagamento pendente. A consulta pode ser realizada de forma online, de maneira simples e prática.
Como realizar consultar valores a receber?
Para aqueles que desejam confirmar o recebimento ou consultar mais informações, há algumas formas práticas de fazer isso:
- Aplicativo Meu INSS: disponível para smartphones Android e iOS, o segurado pode acessar o extrato de pagamento diretamente no aplicativo;
- Site Meu INSS: no portal, é possível acessar todas as informações relacionadas ao benefício, incluindo a consulta do número do cartão;
- Central Telefônica 135: outra opção é ligar para a central do INSS, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quando foi o pagamento do 13º salário?
Os depósitos da primeira parcela do benefício começaram a ser feitos no dia 24 de abril e foram finalizados no dia 8 de maio.
Já a segunda parcela do 13º salário foi paga entre o final de maio e o início de junho, seguindo a mesma lógica de escalonamento com base no dígito final do benefício.
Colaborou: Gabrielly Bento.