Com a chegada de 2026, muitos brasileiros estão se preparando para conquistar suas aposentadorias. Diante desse cenário, vale se atentar aos requisitos de idade mínima exigidos tanto para homens quanto mulheres.
Publicidade
Com a chegada de 2026, muitos brasileiros estão se preparando para conquistar suas aposentadorias. Diante desse cenário, vale se atentar aos requisitos de idade mínima exigidos tanto para homens quanto mulheres.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
De acordo com nota do Ministério da Previdência Social (MPS), não há alterações nas leis vigentes, mas, sim, um processo de transição estabelecido na Reforma da Previdência de 2019, com o intuito de firmar o sistema de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Conforme publicação do MDS, a idade mínima para se aposentar em 2026 é de 64 anos e seis meses para os homens, mais 35 anos de contribuição. Já para as mulheres, a idade é de 59 anos e seis meses, mais 30 anos de contribuição. Essas regras são válidas para quem se enquadra nas regras de transição de idade + tempo de contribuição.
Já as normas para a pontuação, que soma os dois fatores, também sobe um ponto para 2026. Dessa forma, a pontuação para os homens deve ser de 103 pontos e, para as mulheres, de 93 pontos.
Publicidade
Para esse sistema, o tempo de contribuição deve ser levado em consideração, sendo ele de 35 anos para os homens e de 30 para as mulheres.
Caso o contribuinte esteja em dúvidas quanto ao tempo de contribuição ou qual a melhor forma de solicitar a aposentadoria, é possível realizar a simulação do benefício. Para isso, basta acessar o aplicativo Meu INSS (disponível em iOS e Android) e selecionar a seção “Simular Aposentadoria”.
Assim, o sistema fornecerá todas as opções com as regras de transição e informará qual a opção mais benéfica.
Conforme o site do INSS, a aposentadoria por idade urbana pode ser solicitada de modo 100% online. Para isso, basta conectar no aplicativo Meu INSS, com o CPF e a senha cadastrada, e pesquisar “Aposentadoria por Idade Urbana” na aba destacada como “Do que você precisa”.
Em seguida, o contribuinte pode escolher a modalidade mais benéfica e seguir as instruções do aplicativo para efetuar o requerimento.
Publicidade
Já a aposentadoria por idade rural também pode ser solicitada seguindo o mesmo passo a passo. A diferença será pesquisar “Aposentadoria por Idade Rural” na aba destacada como “Do que você precisa”, segundo o site do INSS.
Colaborou: Laura Mello.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador