Os beneficiários de auxílio-doença, reclusão, acidente e outros também possuem direito ao 13º salário. (Foto: Adobe Stock)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou os pagamentos do 13º salário na última segunda-feira (24) para novos beneficiários. Conforme nota do instituto, a medida contempla apenas os segurados que não receberam a antecipação entre os meses de abril e junho de 2025.
Os repasses acontecem juntamente com os pagamentos mensais dos beneficiários, sendo primeiro para segurados que recebem até um salário mínimo.
No entanto, vale citar que muitos dos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou pela Renda Mensal Vitalícia não possuem direito ao 13º salário, conforme nota do INSS.
Quem recebe o 13º salário pelo INSS nesta quarta-feira (26)?
Assim como os pagamentos mensais, o 13º salário segue escalonamento conforme o número final do cartão previdenciário, sem considerar o dígito após o hífen. Nesta quarta-feira (26), será realizado o repasse para os novos segurados com cartão final 3, de acordo o INSS.
Confira o calendário completo do 13º salário
Calendário para quem ganha até 1 salário mínimo
Final 1
24/Novembro
Final 2
25/Novembro
Final 3
26/Novembro
Final 4
27/Novembro
Final 5
28/Novembro
Final 6
1/Dezembro
Final 7
2/Dezembro
Final 8
3/Dezembro
Final 9
4/Dezembro
Final 0
5/Dezembro
Calendário para quem ganha acima de 1 salário mínimo
Final 1 e 6
1/Dezembro
Final 2 e 7
2/Dezembro
Final 3 e 8
3/Dezembro
Final 4 e 9
4/Dezembro
Final 5 e 0
5/Dezembro
Para quem é destinado o 13º salário pago em novembro de 2025
Além dos aposentados e pensionistas, também são contemplados com o repasse do 13º salário os segurados de auxílio-doença, salário-maternidade, reclusão, pensão por morte e acidentes que ingressaram no INSS após abril de 2025.
O segurado pode realizar a consulta do valor do benefício via telefone, pela Central 135. O número está disponível para receber ligações de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Caso o beneficiário prefira consultar online, pode entrar no site ou no aplicativo do Meu INSS (disponível em iOS e Android). Para isso, basta encontrar o menu “Extrato de Pagamento” para confirmar os valores.
Calculadora do E-Investidor
Para facilitar a consulta do segurado, o portal E-Investidor possui uma calculadora para o 13º salário. Nela, é possível que aposentados e pensionistas ou trabalhadores realizem o cálculo de forma mais aproximada.