A prova de vida é um procedimento anual realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para comprovar se os beneficiários ainda estão vivos e, portanto, devem continuar recebendo seus pagamentos ou não.
Leia também
Com as novas regras em vigor desde 2023, o procedimento se tornou mais simples. Já que o INSS passou a utilizar bases de dados de órgãos federais, estaduais, municipais e privados para verificar a situação dos segurados.
Confira alguns métodos realizados:
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
- empréstimos consignados;
- realizar transações financeiras que precisam do Reconhecimento Biométrico;
- vacinação em Dia;
- atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
- votação em eleições;
- cadastro ou recadastramento em Órgãos de Trânsito, ou Segurança Pública;
- emissão ou renovação de documentos;
- declaração do Imposto de Renda.
No entanto, há casos em que o órgão não consegue confirmar a vida do beneficiário por não encontrá-lo em nenhuma dessas bases de dados. Nestes casos, o beneficiário será notificado via aplicativo Meu INSS, Central 135 ou mensagem bancária.
Publicidade
Após receber a notificação, o beneficiário tem um prazo de 60 dias para realizar a comprovação. Caso contrário, o pagamento do benefício pode ser bloqueado.
Apesar da nova metodologia, os beneficiários também podem realizar a prova de vida como anteriormente, comparecendo presencialmente em uma agência da Previdência Social ou em uma agência bancária no qual recebe o seu pagamento com um documento de identificação com foto.
Colaborou: Renata Duque.