Saiba como economizar, mesmo no inverno. Foto: Adobe Stock
A temperatura caiu e os aquecedores foram ligados, cobertores foram tirados do armário e o casacão abandonado voltou ao cabide. Nesse cenário, a conta de luz sofre. Para quem quiser viver um inverno econômico, confira 5 maneiras de economizar na conta durante a estação mais fria do ano.
Manter banhos de, no máximo, 5 minutos, ajuda no orçamento e melhoram sua segurança, já que os quentes aumentam o risco de curto-circuito e também da queima da resistência do chuveiro.
2. Muita luz natural
As cortinas fechadas dão a falsa impressão de deixar o ambiente mais quente. Porém, a luz natural ilumina o ambiente e reduz a necessidade de lâmpadas e aquecedores ligados o dia inteiro.
3. Máquina de lavar até o máximo potencial
A máquina de lavar e secar é um dos maiores gastos. Uma dica é usar elas a todo o potencial, junte o máximo de roupa possível e, só assim, use a capacidade máxima, também é importante evitar a função de água aquecida. A Enel também lembra da importância de manter os filtros limpos, garantindo eficiência.
4. Desconecte os aparelhos da tomada
Essa dica vale não só para o inverno, mas em todas as estações do ano. Muitos aparelhos continuam consumindo energia mesmo quando estão desligados, como televisões e computadores. Esse consumo, muitas vezes imperceptível, pode pesar na conta de luz. A dica é simples: quando terminar de usar, desligue e retire da tomada.
5. Evite ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo
Por fim, para quem quiser viver um inverno econômico e economizar na conta de luz, procure usar os equipamentos separadamente. Evite ligar chuveiro, máquina de lavar e outros eletrodomésticos ao mesmo tempo. É prático, mas sobrecarrega a rede elétrica.