Dessa maneira, é importante que os habitantes da cidade se atentem a data para realizar o pagamento no prazo.
Como realizar o pagamento
Conforme publicado pela Sefaz, o pagamento do IPTU pode ser realizado de diversas formas, para manter o cidadão em dia com suas obrigações. Assim, é possível gerar o boleto por meio do Pague Fácil, a ferramenta presente no site da secretaria.
Além disso, os cidadãos de Salvador podem quitar o boleto por meio de agências bancárias, Internet Banking, casas lotéricas ou terminais de autoatendimento.
Desconto para cota única
Os contribuintes que escolherem realizar o pagamento do IPTU de 2026 em cota única recebem desconto no valor da tarifa.
Isso porque a Sefaz efetua a dedução de 7% do valor aos cidadãos que escolherem a forma de pagamento e a quitarem até a data de vencimento, neste caso, esta quinta-feira (05), de acordo com nota da secretaria.
Para os cidadãos que preferirem, é possível, ao gerar o boleto pelo site, escolher a quantidade de parcelas a ser paga. Dessa maneira, o contribuinte pode efetuar o pagamento da tarifa em até 11 vezes.
Reajuste seguindo a inflação
Pela décima segunda vez, Salvador manteve o reajuste fiscal do IPTU conforme a inflação. Dessa forma, segundo o site da Sefaz, buscando assegurar ao contribuinte maior equilíbrio econômico. Isso ocorre porque o reajuste da tarifa é calculado segundo a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida entre os meses de dezembro de 2024 e novembro de 2025.
Para o ano de 2026, o reajuste do IPTU no município foi de 4,46%. Além disso, cerca de 555 mil imóveis serão cobrados pelo imposto neste ano.
Colaborou: Laura Mello.