A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) liberou a consulta ao valor de mercado dos veículos registrados no estado de São Paulo, permitindo assim que seja calculado o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para 2024.
Leia também
Nesta matéria do E-Investidor, escrita pela Beatriz Rocha, foi informado que para consultar o valor de mercado do veículo é necessário acessar o site do Sistema de Veículos (Sivei) e inserir a placa do veículo do carro. Já para calcular o IPVA. Os proprietários devem multiplicar a alíquota correspondente ao tipo de veículo pelo valor de mercado e dividir o resultado por 100.
Com o valor calculado, uma dúvida que pode surgir é quanto ao número de parcelas disponível para o parcelamento do imposto.
Publicidade
Assim, ainda de acordo com a mesma reportagem, os contribuintes tem algumas opções de pagamento: pagar o imposto em cota única no mês de janeiro com desconto de 3%, pagar integralmente em fevereiro sem desconto ou parcelar o tributo em até cinco vezes — nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio —, de acordo com o final da placa do veículo.
Ou seja, o prazo máximo de parcelamento do tributo é de cinco vezes. Sendo o prazo da última parcela maio de 2024.
Vale citar que os caminhões têm prazos diferentes. Para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%. Já para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos ocorrem em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro. Também é possível pagar de uma só vez em abril, mas não há desconto nesse caso.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade