

Neste mês de janeiro os proprietários de veículos devem realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), que é cobrado anualmente no Brasil.
Publicidade
Neste mês de janeiro os proprietários de veículos devem realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), que é cobrado anualmente no Brasil.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Para realizar o pagamento em São Paulo, os contribuintes têm a opção de pagar em cota única com desconto de 3% ou parcelado em cinco vezes até o final deste mês
Após isso, o tributo pode ser considerado atrasado, o que pode acarretar em multas e juros. Caso isso aconteça, dúvidas podem surgir. Como por exemplo: como pagar o IPVA atrasado?
Publicidade
De acordo com o Portal da Fazenda de São Paulo, o contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
“Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto”, explica a Sefaz.
Para deixar o pagamento em dia, o processo é o mesmo para quem paga o imposto no dia correto. Confira abaixo:
Após isso, o novo valor e data de pagamento serão informados e o condutor poderá realizar o pagamento e regularizar sua situação.
Para saber o valor do IPVA, os contribuintes podem utilizar diferentes canais. A consulta pode ser feita pela internet, através do site da Sefaz-SP, ou por telefone, no número 0800 170 110. Confira o passo a passo:
Colaborou: Vitória Tedeschi.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador