O pagamento do IPVA é uma das preocupações dos proprietários de automóveis no início do ano. Para os veículos registrados no Estados da Bahia, o valor vai ficar em média 2,61% mais baixo, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).
Leia também
A queda é puxada pelos automóveis comuns, que terão recuo médio de 4,25% no imposto, e pelos utilitários, cuja redução será de 5,22%.
É possível pagar o tributo de forma parcelada em até cinco vezes e também há descontos no pagamento antecipado do IPVA à vista, em cota única. O parcelamento será feito conforme calendário anual que leva em conta o número final da placa do veículo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste ano, há duas opções de desconto para o recolhimento em cota única: 15% para quem quitar o valor integral até 7 de fevereiro, e 8% caso o contribuinte faça a quitação no vencimento da primeira parcela do parcelamento prevista para o seu veículo.
Em 2024 também será possível pagar o IPVA via Pix, desde que o imposto seja quitado à vista. Esse tipo de pagamento poderá ser feito de forma integrada com o licenciamento e multas. Vale ressaltar que existem outras opções de sanar a dívida, em que é preciso utilizar os canais das instituições parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.
Nos casos de parcelamento do imposto, os débitos referentes à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito deverão ser pagos até o prazo final de pagamento em cota única ou da quinta parcela do IPVA.
Além disso, o imposto do exercício de 2024 só poderá ser parcelado se o valor do débito for igual ou superior a R$ 120,00.
Confira o calendário
Publicidade