A Itaúsa (ITSA4) surpreendeu os investidores em 2024 ao anunciar um aumento significativamente seus dividendos, após passar por um período de distribuição de proventos mais contido.
Leia também
As empresas que compõem o portfólio da Itaúsa são o Itaú (ITUB3; ITUB4), Alpargatas (ALPA4), Dexco (DXCO3), CCR (CCRO3), a empresa de saneamento Aegea, a distribuidora de gás Copa Energia e a transportadora de gás NTS.
De acordo com Milton Rabelo, analista da VG Research, ao E-Investidor o crescimento dos proventos da Itaúsa está diretamente ligado ao aumento das distribuições do Itaú Unibanco (ITUB4), que representa a maior fatia no portfólio da holding.
Publicidade
O banco elevou sua política de distribuição, deixando de pagar o mínimo regulatório de 25% do lucro líquido para se aproximar de 60%, conforme destacam especialistas do mercado.
Além disso, a expectativa de dividendos extraordinários anunciada pelo CEO do Itaú, que podem ser pagos no início de 2025, reforça o otimismo em torno da holding.
Embora o aumento nos dividendos seja bem-vindo, os analistas ponderam que as demais empresas no portfólio, como a Aegea e a Copa Energia, continuam focadas em investimentos ou possuem endividamento elevado.
Esse aumento nos dividendos da Itaúsa marca o possível fim de um período de “vacas magras” previsto em 2022, quando a holding anunciou que as distribuições seriam reduzidas.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade