Assim como definido pela CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o documento do carro deve ser renovado anualmente. E para isso, é necessário pagar a taxa de licenciamento.
Leia também
No entanto, é possível que alguns proprietários deixem de pagar o tributo dentro do calendário de vencimento, o que pode fazer com que o licenciamento fique atrasado, o que gera multa, juros, pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até mesmo apreensão do veículo.
De acordo com o Portal do Detran, para verificar o valor da multa, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) e clicar na opção IPVA.
Publicidade
“Se o licenciamento não foi feito nos últimos dois anos, antes de pagar a taxa você deverá solicitar o desbloqueio do sistema para pagamento do licenciamento do veículo à Secretaria da Fazenda, pelo telefone 0800-0170-110 ou (11) 2930-3750”, afirma o órgão.
Após o desbloqueio, é preciso realizar o procedimento “Licenciamento Anual” que consta no portal do Detran-SP para regularizar a situação do licenciamento.
O serviço para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é realizado de maneira totalmente online. O valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 155,23, independentemente da categoria. Confira mais detalhes do procedimento nesta matéria do E-Investidor.
Colaborou: Vitória Tedeschi.
Publicidade