Minha Casa, Minha Vida abre inscrições para nova fase; saiba se você tem direito
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Teve início nesta segunda-feira (5), em Araguaína, no Tocantins, a nova fase de inscrições para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O cadastro é destinado a famílias que se enquadram na Faixa 1 do programa federal, com renda mensal de até R$ 2.850.
Essa etapa possibilita que famílias de baixa renda concorram a imóveis subsidiados, com taxas de juros reduzidas. Na etapa anterior, mais de 3.400 cadastros foram realizados ao longo de pouco mais de três semanas. Agora, a iniciativa se expande, oferecendo a oportunidade para mais brasileiros realizarem o sonho da moradia.
Ao todo, 416 unidades habitacionais estão sendo disponibilizadas nos residenciais Martins Jorge e São Miguel, empreendimentos situados próximos ao centro urbano de Araguaína, Tocantins e que somam um investimento superior a R$ 60 milhões.
O prefeito Wagner Rodrigues reforçou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com muita dedicação para garantir que as pessoas que mais precisam de moradia possam ter a oportunidade de concorrer a um apartamento. Pedimos que os interessados fiquem atentos aos prazos, juntem toda a documentação necessária e façam os seus cadastros”, declarou o gestor.
Qual o prazo e local de atendimento?
Os interessados devem comparecer até o dia 12 de maio à sede da Secretaria da Habitação de Araguaína, localizada na Rua Humberto de Campos, número 508, no bairro São João. O atendimento ocorre em dias úteis, durante o horário comercial.
Documentos exigidos
Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Documento de identidade e CPF;
Título de eleitor registrado em Araguaína;
Comprovante recente de residência com CEP (conta de água ou energia);
Folha resumo do CadÚnico do responsável familiar (disponível on-line);
Comprovante de recebimento do Bolsa Família, se for beneficiário;
Certidão de nascimento ou casamento (conforme o estado civil);
Declaração de união estável com firma reconhecida, se aplicável;
Certidão de nascimento dos filhos que residem com o solicitante;
Atestado de antecedentes criminais;
Carteira de Trabalho, física ou digital, contendo identificação e último vínculo empregatício (mesmo que em branco);
Holerite ou declaração de renda com firma reconhecida;
Documentação de recebimento de aposentadoria ou pensão;
Prova de residência em Araguaína há pelo menos cinco anos (como extratos do INSS, histórico escolar, contas ou registros de saúde pública);
Laudo médico atualizado com CID, no caso de pessoas com deficiência ou enfermidade crônica incapacitante.
Como comprar um imóvel com o MCMV?
A iniciativa contempla sete maneiras para a aquisição de imóveis. Confira abaixo:
FAR: a família é indicada pelo ente público local;
Entidades: a família é indicada por uma entidade organizadora privada sem fins lucrativos;
Rural: a família é indicada por uma entidade organizadora pública ou privada, sem fins lucrativos;
FNHIS: a família é indicada pelo ente público local;
Pró-Moradia: a família é indicada pelo ente público local;
FGTS Cidades: a família é indicada pelo ente público que oferece a contrapartida, além de ter a análise de crédito aprovada por uma instituição financeira, para ter o financiamento habitacional;
FGTS: a família deve procurar um imóvel de sua preferência e ter a análise de crédito aprovada por uma instituição financeira, para obter o financiamento habitacional.
Todas as modalidades atendem as pessoas que se enquadram na primeira faixa, enquanto as da terceira faixa podem ser contempladas apenas pelo FGTS. Já para aqueles com o perfil da segunda faixa, o benefício do Minha Casa, Minha Vida são garantidos os meios FGTS e FGTS Cidades.