Na quarta-feira (27), o Governo Lula oficializou o valor de R$ 1.412 como o salário mínimo a ser vigente em 2024. O reajuste corresponde a um acréscimo de 6,97% em comparação ao atual, que é de R$ 1.320.
Leia também
A proposta de ajuste foi apresentada pelo governo federal e aprovada pelo Congresso Nacional. A divulgação desse reajuste ocorreu por meio de uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
O valor do salário mínimo é reajustado anualmente, com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Publicidade
O novo salário mínimo começa a valer a partir do dia 1˚ janeiro de 2024. O primeiro pagamento com o novo valor será realizado em fevereiro de 2024.
O montante atualizado é resultado da implementação da nova regra para a correção do salário mínimo. Essa diretriz leva em conta a projeção de inflação indicada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) até novembro de 2023, que é de 3,85%, junto ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) referente a dois anos antes, isto é, 2022, com uma taxa de 2,9%.
Colaborou: Gabrielly Bento.