

Pedir demissão é uma decisão importante e complexa que pode impactar significativamente a vida financeira e profissional de uma pessoa.
Publicidade
Pedir demissão é uma decisão importante e complexa que pode impactar significativamente a vida financeira e profissional de uma pessoa.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Desse modo, aos trabalhadores registrados em regime CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho) é essencial entender as consequências dessa escolha para tomar uma decisão.
Ao pedir demissão, o trabalhador perde o direito ao seguro-desemprego, benefício que oferece uma certa segurança financeira enquanto a pessoa está desempregada.
Outro direito perdido é a multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é devida apenas quando o trabalhador é demitido sem justa causa.
O saque do FGTS é permitido apenas em casos específicos, como demissão sem justa causa, compra da casa própria, aposentadoria, entre outros. Sendo assim, ao solicitar a demissão, você também será impedido de sacar o saldo acumulado do FGTS.
Quando o trabalhador pede demissão, ele deve cumprir um aviso prévio de 30 dias. Caso contrário, a empresa pode descontar o valor correspondente do salário. Vale citar que em alguns casos pode até mesmo haver um desconto referente ao aviso prévio. Assim, é recomendável cumprir esse período e evitar penalizações financeiras.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador