Na última quinta-feira (10), o presidente Lula visitou as obras do novo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no Porto Maravilha, Rio de Janeiro/RJ. No local, ele afirmou que a Petrobras (PETR3; PETR4) irá deixar de enviar seus dividendos apenas a acionistas.
Leia também
Ele defendeu que parte dos proventos fossem destinados a investimentos e argumentou que a estatal não é apenas uma empresa de petróleo, mas também uma investidora em conhecimento e tecnologia.
“A Petrobras vai parar de mandar todos os dividendos para os acionistas e vai mandar parte do dividendo para se transformar em investimento para produzir mais gás, para produzir mais óleo, para produzir mais gasoduto e para produzir mais conhecimento científico e tecnológico. Porque a Petrobras não é só uma empresa de petróleo, a Petrobras é uma empresa de energia. Muito mais do que isso, ela é a empresa que mais investe em pesquisa neste país”, disse Lula em evento transmitido pelo canal do Governo Federal no Youtube.
Publicidade
No entanto, em Comunicado ao Mercado, a petroleira afirmou ao mercado que não há decisão de adquirir qualquer participação de distribuição de combustíveis, em resposta a notícias que saíram na imprensa.
“Em relação às notícias divulgadas na mídia, esclarece que não há decisão das instâncias competentes na companhia no sentido de adquirir qualquer participação no mercado de distribuição de combustíveis. A companhia informa ainda que no presente momento não conduz análises sobre entrada no mercado de distribuição de combustível, não tendo, portanto, opinião sobre valor justo de empresas que atuam nesse segmento”, diz trecho do documento.
Vale lembrar que, na última semana, o Conselho de Administração da estatal aprovou pagamento de dividendos a acionistas na ordem de R$ 14,8 bilhões relativos ao resultado do segundo trimestre do ano.
Colaborou: Vitória Tedeschi.
Publicidade