Educação Financeira

PIS/PASEP: calendário antecipado? Veja quem tem direito e como vai receber

Valores recebidos pelos trabalhadores variam de acordo com o número de dias trabalhados

PIS/PASEP: calendário antecipado? Veja quem tem direito e como vai receber
Fonte: Shutterstock/Reprodução

A Caixa Econômica Federal (CEF) vem realizando, desde o último dia 15, os repasses do abono salarial a trabalhadores da iniciativa privada nascidos nos meses de setembro e outubro. Os pagamentos tiverem início ainda em fevereiro para quem nasceu nos dois primeiros meses do ano. Os benefícios pagos têm como ano-base 2021 e serão realizados até 28 de dezembro.

Os valores recebidos pelos trabalhadores variam de acordo com o número de dias trabalhados durante o ano-base 2021. Nascidos em novembro e dezembro devem aguardar até 17 de julho, data em que serão liberados os valores para esse grupo.

Quem tem direito

Podem requerer o pagamento do abono salarial no valor de até um salário mínimo nacional (R$ 1.320) os trabalhadores inscritos há no mínimo cinco anos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Também é necessário que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no PASEP recebem pelo Banco do Brasil (BB), nas mesmas datas de pagamentos do PIS. Em ambos os casos, o valor é disponibilizado até 28 de dezembro. Passado o período, o saldo retorna ao caixa do governo federal.

Como é feito o depósito

A Caixa Econômica Federal realiza o depósito dos valores em contas-corrente ou poupança para todos aqueles que são clientes da instituição. As quantias podem ser movimentadas tanto por meio de cartão, internet banking ou pelo aplicativo da Caixa.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Trabalhadores que não são clientes da Caixa devem solicitar o pagamento dos valores em uma conta poupança digital. O dinheiro pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.

Nos casos em que o valor não pode ser depositado na conta da Caixa é possível que o trabalhador saque o dinheiro, tendo em mãos o Cartão do Cidadão e a senha. Basta se dirigir a terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou ainda agências bancárias da Caixa para sacar o recurso.

Calendário PIS 2023

Os trabalhadores nascidos entre janeiro e outubro já podem solicitar os valores referentes ao abono salarial. Confira a tabela abaixo para mais detalhes sobre as datas de pagamento do benefício.

Calendário de pagamento PIS/PASEP 2023

Web Stories

Ver tudo
<
Golpes eletrônicos: confira 7 golpes digitais para roubar o seu dinheiro
Ataque cibernético: relembre 7 sabotagens que afetaram o mercado financeiro
Como investir em IA para ganhar dinheiro?
5 passos para planejar a independência financeira dos seus filhos
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Reforma tributária: quais alimentos terão imposto zerado ou reduzido? Confira lista
Voo cancelado pelo apagão cibernético? Veja o que fazer
Apagão cibernético: veja quais bancos brasileiros foram afetados
Novo aumento da gasolina? Entenda porque Petrobras pode mexer de novo no preço dos combustíveis
Bancos digitais: confira 5 contas que melhor pagam seus clientes
O que é BPC? Por que governo quer fazer pente-fino neste benefício social?
Mega-Sena: como aumentar minhas chances de vencer?
>