Na última sexta-feira (13), entidades do setor de contabilidade enviaram um ofício à Receita Federal onde foi solicitado o adiamento do fim do prazo de entrega do EDF-Reinf e DCTWeb, que é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos, isso por conta das instabilidades no e-CAC, no eSocial e no Simples Nacional.
Leia também
O documento, nomeado como “Assunto: Instabilidade do eCac e dificuldade de acesso aos Progamas Fiscais da Receita Federal“, é assinado pela Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
“Este Conselho Federal de Contabilidade, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, o Instituto de Auditoria Independente do Brasil – IBRACON, se manifestam com o objetivo de levar ao seu conhecimento acerca das manifestações que temos recebido dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), dos Sescon’s e Sescap’s, em fim de toda a classe contábil brasileira, referente aos problemas que estamos enfrentando com instabilidade e lentidão de diversas ferramentas fiscais, inclusive o e-CAC, o que ocasiona atrasos e dificulta a produtividade nas organizações contábeis”, diz trecho do ofício.
Publicidade
Além disso, ainda de acordo com o documento, o prazo final para entregar o e-Social terminou em 13 de outubro. Já nesta segunda-feira (16) encerra o prazo para envio do Reinf e DCTFWeb. Em 20 de outubro, termina o prazo para empresas do Simples Nacional enviarem informações sobre faturamento e emitir guias de pagamento.
Colaborou: Vitória Tedeschi.