A realização da prova de vida dentro do prazo estipulado é o que garante a continuidade. Imagem: Adobe Stock.
A prova de vida é um procedimento obrigatório para garantir que aposentados, pensionistas e demais beneficiários do governo continuem recebendo seus pagamentos regularmente. Trata-se de uma medida de segurança que evita fraudes e pagamentos indevidos que eram voltados a pessoas que já faleceram.
Após cumprir essa exigência, é fundamental saber como acessar e guardar o comprovante de que a prova foi realizada corretamente.
1. Comprovante no banco
De acordo com o Portal do Servidor, quem opta por fazer a prova de vida diretamente no banco onde recebe o benefício pode solicitar o comprovante na mesma hora. Ao realizar o procedimento com um atendente ou no caixa presencial, o beneficiário deve receber o documento que confirma a realização do ato.
Essa é uma forma simples e eficaz de garantir que tudo foi registrado corretamente, e o papel serve como proteção em caso de falhas no sistema.
2. Comprovante disponível no aplicativo SOUGOV.BR
Outra maneira prática de obter o comprovante é por meio do aplicativo SOUGOV.BR. Independentemente do canal usado para fazer a prova de vida, seja presencial, por biometria facial ou outra forma digital, o registro fica automaticamente disponível na plataforma.
O app permite visualizar, baixar e até compartilhar o documento, oferecendo comodidade e segurança.
Por que guardar o comprovante?
Mesmo com os dados salvos nos sistemas do governo, manter uma cópia do comprovante da prova de vida pode evitar dores de cabeça. Em casos de falha entre instituições, o documento físico ou digital pode acelerar a resolução de bloqueios indevidos do benefício.
Manter-se regular é preservar o direito ao benefício
A realização da prova de vida dentro do prazo estipulado é o que garante a continuidade dos pagamentos. Por isso, além de realizar o procedimento, ter o comprovante em mãos, impresso ou digital, é uma maneira de proteger sua renda e evitar suspensões inesperadas.